domingo, 15 de março de 2015

O QUE SÃO CORREDORES ECOLÓGICOS?

CORREDORES ECOLÓGICOS

http://www.cursointellectus.com.br/blog/curiosidades/corredor-ecologico

http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/o-que-e-corredor-ecologico-e-sua-importancia-para-conservacao-ambiental/

Fonte: http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/acoes-e-iniciativas/gestao-territorial-para-a-conservacao/corredores-ecologicos

Como instrumento de gestão territorial, os Corredores Ecológicos atuam com o objetivo específico de promover a conectividade entre FRAGMENTOS de áreas naturais. Eles são definidos no SNUC(Sistema Nacional de Unidade de Conservação) como porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o FLUXO DE GENES e o MOVIMENTO DA BIOTA, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquelas das unidades individuais.



Os CORREDORES ECOLÓGICOS visam mitigar os EFEITOS DA FRAGMENTAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes, aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamentos de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações. A partir destas informações são estabelecidas as regras de utilização destas áreas, com vistas a possibilitar a manutenção do FLUXO DE ESPÉCIES ENTRE OS FRAGMENTOS NATURAIS e, com isso, a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. São, portanto, uma estratégia para amenizar os impactos das atividades humanas sob o meio ambiente e uma busca ao ordenamento da ocupação humana para a manutenção das funções ecológicas no mesmo território.


As regras de utilização e ocupação dos corredores e seu planejamento são determinadas no plano de manejo da Unidade de Conservação à qual estiver associado, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas.


Os Corredores Ecológicos são criados por ato do Ministério do Meio Ambiente. Até o momento foram reconhecidos dois corredores ecológicos:


  • Corredor Capivara-Confusões(VEJA NESTE BLOG - SEJA DA CAPIVARA)

http://slideplayer.com.br/slide/51808/

http://horizontegeografico.com.br/exibirMateria/676/eles-tambem-estiveram-aqui

  • Corredor Caatinga - (VEJA: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/246/passagem-animal).

http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/246/passagem-animal - O corredor ligará várias unidades de conservação da Bahia e do Piauí (clique no mapa para ampliá-lo). 

http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/246/passagem-animal - O corredor ecológico permitirá o aumento das populações de onças-pintadas recém-descobertas na caatinga (imagens: arquivo Cenap).



Para saber mais sobre esses corredores acesse:

A Holanda possui cerca de 600 corredores ecológicos em suas rodovias, incluindo pontes e passagens subterrâneas, esses corredores servem como passagens seguras para os animais atravessarem.

https://brunomaxwel.wordpress.com/2012/11/02/corredor-ecologico-na-holanda/

https://brunomaxwel.wordpress.com/2012/11/02/corredor-ecologico-na-holanda/
https://brunomaxwel.wordpress.com/2012/11/02/corredor-ecologico-na-holanda/



Nenhum comentário:

Postar um comentário