quinta-feira, 9 de abril de 2015

Parque Ecológico Saburo Onoyama

PARQUE ECOLÓGICO
SABURO ONOYAMA

A bela paisagem da mata nativa(NEM TÃO NATIVA ASSIM! - plantação de eucalyptus) e a proximidade com a cidade de Taguatinga  - nos limites - atraem muitos frequentadores ao Parque Ecológico Saburo Onoyama. É a oportunidade de passar o dia em contato com a natureza, praticar esporte e proporcionar um lazer diferente para as crianças sem precisar se deslocar para Brasília.
Localização – Área Especial, Taguatinga Sul, atrás da QSC 25. Próximo à Escola Normal e ao Lar dos Velhinhos. E muito próximo a escola CEF 09 de Taguatinga.
Trilhas pavimentadas com 1.270 metros, trilhas naturais, oito pontes de madeira, três parques infantis, oito churrasqueiras, quadras de areia, oito quadras de esportes, anfiteatro, área para piquenique e sede administrativa com salão de eventos.
As trilhas são em sua maioria entre eucaliptos, em uma pequena mata.
Tamanho – 90 hectares.
História
Inaugurado em junho de 1988, o Parque Saburo Onoyama também ficou conhecido como “Vai quem quer”. Mas o local recebeu o nome em homenagem ao japonês Saburo Onoyama em reconhecimento a sua luta pela preservação do Cerrado em Taguatinga. Saburo Onoyama e sua família chegaram à nova capital do Brasil, em 1958, atendendo a um pedido do irmão do imperador Hirohito, para que ajudassem Juscelino Kubitschek a desenvolver o cerrado. O agricultor vislumbrava futuro melhor numa região que começava a ser habitada por imigrantes que chegavam ao Planalto Central. Era o nascimento de Taguatinga. Uma vez instalados, Saburo fez o convite para participar da empreitada que iniciava aqui a seis outras famílias de colonos japoneses que viviam em São Paulo e no Paraná. Por falta de recursos, os Onoyama decidiram se dedicar à produção de hortifruti. Além de frutas, a família Onoyama também iniciou o plantio de flores no terreno de 55 hectares, mesmo local onde até hoje está a Chácara Onoyama – ao lado do Parque do Cortado.
“Como ex-moradora da região desde 1983 lembro-me da época em que chamávamos de “Vai quem quer” e ainda das preocupações dos nossos pais nas idas ao parque, ao lado do parque havia uma invasão que foi retirada alguns anos depois acompanhando a revitalização do parque.  O parque era como um clube de final de semana onde se via de tudo. Também tive a oportunidade de conhecer a família Onoyama, família que chegou em Brasília ao mesmo tempo que meus avós e meu pai, famílias que tinham uma certa amizade.
Lembro ainda das piabas que pegava para meu aquário no brejo que existia onde é hoje o estacionamento do parque.
Ainda hoje, que agora sou mãe, existe muito receio da comunidade, principalmente a antiga de frequentar o parque, pelas inúmeras ocorrências de assaltos.
Porém, isto vem mudando aos poucos.”
(Eu – Heloisa)
         Sua dimensão oficial é muito maior que a área efetivamente aberta ao público, formando um extenso parque linear no limite oeste de Taguatinga, abrangendo trechos dos Córregos do Cortado e Taguatinga. Toda essa área, porém, conta com uma série de conflitos fundiários (as invasões citadas acima) e não está devidamente estruturada para o uso público.
Já a área voltada ao uso intensivo, concentrada em Taguatinga Sul, foi revitalizada em 2013, contemplada pelos recursos do programa "Brasília Cidade Parque". Com a conclusão das obras, o Parque Ecológico Saburo Onoyama foi entregue à população com várias opções de lazer com a família e amigos, práticas de esportes, espaços contemplativos, além de um grande potencial para o desenvolvimento de projetos culturais e de educação ambiental em contato direto com a natureza.
FONTE:  http://www.outrosaresbrasilia.com.br/index.php/parques/parque-ecologico-saburo-onoyama

Nenhum comentário:

Postar um comentário