sexta-feira, 1 de maio de 2015

ÁREAS PROTEGIDAS 4 - CATEGORIAS DE ÁREAS PROTEGIDAS - IUCN

CATEGORIAS DE ÁREAS PROTEGIDAS RECONHECIDAS PELA União Internacional da Conservação da Natureza - IUCN

FOZ DO IGUAÇU
http://redecidadedigital.com.br/noticias
Ia - Reserve ("Reserva Natural Estrita") Strict Nature

Uma área de terra ou mar que possuem ecossistemas excepcionais ou representativos, características geológicas ou fisiológicas ou espécies de interesse primário, que estão disponíveis principalmente para a pesquisa científica e monitoramento ambiental.

  • Ib - Área de Vida Selvagem ("Reserva ecológica")
Grandes áreas de terra ou mar sem modificações ou com pequenas modificações, mantendo o seu carácter natural e influência, sem qualquer ou com pouca presença humana, que são protegidos e manejados de forma a preservar sua condição natural.

  • II - Park ("Parque Nacional") Nacional
A área natural de terra ou mar destinada a:
- i) proteger a integridade ecológica de um ou mais ecossistemas para as gerações presentes e futuras;
- ii) excluir a exploração ou ocupação não relacionados com a proteção da área;
- iii) Fornecer a base para que os visitantes que fazem uso espiritual, científico, educativo ou recreativo, de forma compatível com a preservação e cultura.

  • III - Monumento Natural ("Monumento Natural")
Uma área que contém um ou mais sitios específicos de valor e excepcional importância cultural ou natural, devido à sua raridade, qualidades estéticas inerentes ou significado cultural.

  • IV - Área de Manejo de habitat e espécies ("Área de Habitat / Espécies Management")
Uma área de terra ou mar sujeita a intervenção ativa para fins de manejo para preservar a manutenção de habitats ou para atender às necessidades de espécies específicas.

  • V - Paisagem Protegida
Uma área de terra, costa do mar ou onde a interação entre as pessoas e a natureza ao longo do tempo produziu uma área de caráter distinto com grande valor estético, ecológico ou cultural, e muitas vezes com a diversidade biológica. Salvaguardar a integridade dessa interação tradicional é vital para a proteção, manutenção e evolução desta área.

  • VI - Áreas Protegidas para manejo dos recursos naturais ("Managed Resource Área Protegida")
Área que contém predominantemente sistemas naturais não modificados, manejada para assegurar a proteção a longo prazo e a manutenção da diversidade biológica e, simultaneamente, proporcionar um fluxo sustentável de produtos e serviços para atender as necessidades da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário