sexta-feira, 30 de junho de 2017

CAMPO SUJO

CAMPO SUJO


Fotografia demonstrativa do tipo de vegetação campestre Campo Sujo .

Foto: José Felipe Ribeiro








http://cmbbc.cpac.embrapa.br/vegetacao.htm

Diagrama de perfil (1) e cobertura arbórea (2) de um Campo Sujo representando uma faixa de 40 m de comprimento por 10 m de largura, onde a porção (a) mostra a vegetação em local seco, (b) em local úmido e (c) em local mal drenado com murundus.
Ilustração: Wellington Cavalcanti
Campo Sujo é um tipo fisionômico exclusivamente arbustivo-herbáceo, com arbustos e subarbustos esparsos cujas plantas são menos desenvolvidas que as árvores do Cerrado sentido restrito.

Este tipo de vegetação é encontrado em solos rasos, eventualmente com pequenos afloramentos rochosos de pouca extensão (sem caracterizar um Campo Rupestre ), ou ainda em solos profundos e de baixa fertilidade (álicos ou distróficos).

Em função de particularidades ambientais, o Campo Sujo pode apresentar três subtipos fisionômicos distintos. Na presença de um reservatório subterrâneo de água (lençol freático) profundo, ocorre o Campo Sujo Seco. Se o lençol freático é alto, próximo da superfície do solo, há o Campo Sujo Úmido. Quando na área ocorrem microrrelevos mais elevados (murundus), tem-se o Campo Sujo com Murundus.

A composição da flora e a importância das populações das espécies nos três subtipos de Campo Sujo pode diferir se o solo for bem drenado (Campo Sujo Seco) ou mal drenado (Campo Sujo Úmido ou com Murundus). 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_49_911200585233.html. Acesso em : 30/06/2017.
  • http://cmbbc.cpac.embrapa.br/vegetacao.htm. Acesso em 30/06/2017.
  • SANO, S.M.;ALMEIDA, S.P..Cerrado: ambiente e flora.Planaltina: Embrapa, 1998. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário