sexta-feira, 30 de junho de 2017

CERRADO SENTIDO RESTRITO

CERRADO SENTIDO RESTRITO


http://escolaeducacao.com.br/cerrado/
cerrado sentido restrito

Cerrado sentido restrito caracteriza-se pela presença de árvores baixas, inclinadas, tortuosas, com ramificações irregulares e retorcidas, e geralmente com evidências de queimadas. Os arbustos e subarbustos encontram-se espalhados, com algumas espécies apresentando órgãos subterrâneos perenes (xilopódios), que permitem a rebrota após queima ou corte. Na época chuvosa as camadas subarbustiva e herbácea tornam-se exuberantes, devido ao seu rápido crescimento.

Os troncos das plantas lenhosas em geral possuem cascas com cortiça espessa, fendida ou sulcada, e as gemas apicais (responsáveis pelo crescimento dos vegetais) de muitas espécies são protegidas por densa quantidade de pelos. As folhas em geral são rígidas e com consistência de couro. Esses caracteres indicam adaptação a condições de seca (xeromorfismo). Todavia é bem relatado na literatura que as árvores não sofrem restrição de água durante a estação seca, pelo menos aquelas espécies que possuem raízes profundas.

Subdivisões

Devido à complexidade dos fatores condicionantes (clima, fertilidade do solo, quantidade de chuvas, etc.) originam-se subdivisões fisionômicas do Cerrado sentido restrito, sendo as principais o Cerrado Denso, o Cerrado Típico, o Cerrado Ralo e o Cerrado Rupestre. As três primeiras refletem variações na forma dos agrupamentos e no espaçamento entre as árvores. A gradação da densidade das árvores é decrescente do Cerrado Denso ao Cerrado Ralo. A composição da flora inclui as espécies listadas acima. Já o Cerrado Rupestre diferencia-se dos demais subtipos por ocorrer, preferencialmente, em solos rasos com a presença de afloramentos de rocha, e por apresentar algumas espécies indicadoras, adaptadas a esse ambiente.

Cerrado Denso


Diagrama de perfil (1) e cobertura arbórea (2) de um Cerrado Denso representando uma faixa de 40 m de comprimento por 10 m de largura.
Ilustração: Wellington Cavalcanti
É um subtipo de vegetação predominantemente arbóreo, com cobertura de 50% a 70% e altura média de cinco a oito metros. Representa a forma mais densa e alta de Cerrado sentido restrito. As camadas de vegetação de arbustos e ervas são menos adensados, provavelmente devido ao sombreamento resultante da maior cobertura das árvores. Ocorre principalmente nos solos dos tipos Latossolos Vermelho (solos com textura média a muito argilosa e drenagem variando entre muito e acentuada), Latossolos Vermelho-Amarelo (difere do anterior por poder apresentar grau de drenagem moderada e até imperfeita) e Cambissolos (solos de coloração amarelo-escuro na superfície e vermelho-amarelado na camada inferior do solo, com textura que pode variar de muito argilosa a praticamente arenosa), dentre outros.

Cerrado Típico

É um subtipo de vegetação predominantemente arbóreo-arbustivo, com cobertura arbórea de 20% a 50% e altura média de três a seis metros. Trata-se de uma forma comum e intermediária entre o Cerrado Denso e o Cerrado Ralo. O Cerrado Típico pode ocorrer em solos com características variadas de coloração (desde amarelo claro, avermelhada, ao vermelho-escuro), textura (de arenosos a argilosa, ou muito argilosa e bem drenados) e graus variados de permeabilidade (penetração da água), tais como: Latossolo Vermelho, Latossolo Vermelho-Amarelo, Cambissolos, Neossolos Quartzarênicos, Neossolos Litólicos e Plintossolos Pétricos, dentre outros.

Diagrama de perfil (1) e cobertura arbórea (2) de um Cerrado Típico representando uma faixa de 40 m de comprimento por 10 m de largura.
Ilustração: Wellington Cavalcanti

Cerrado Ralo

É um subtipo de vegetação constituída de árvores e arbustos (arbóreo-arbustiva), com cobertura arbórea de 5% a 20% e altura média de dois a três metros. Representa a forma mais baixa e menos densa de Cerrado sentido restrito. A camada de arbustos e ervas é a mais destacada se comparada aos subtipos anteriores, especialmente pela cobertura graminosa. Ocorre principalmente em solos com características variadas de coloração (desde amarelo claro, avermelhada, ao vermelho-escuro), textura (de arenosos a argilosa, ou muito argilosa e bem drenados) e graus variados de permeabilidade (penetração da água), tais como: Latossolo Vermelho Amarelo, Cambissolos, Neossolos Quartzarênicos, Plintossolos Pétricos, Gleissolos e Neossolos Litólicos.


Diagrama de perfil (1) e cobertura arbórea (2) de um Cerrado Ralo representando uma faixa de 40 m de comprimento por 10 m de largura.
Ilustração: Wellington Cavalcanti

Cerrado Rupestre

O Cerrado Rupestre é um subtipo de vegetação arbóreo-arbustiva que ocorre em ambientes rupestres (rochosos). Possui cobertura arbórea variável de 5% a 20%, com altura média de dois a quatro metros, e camada arbustivo-herbácea destacada. Pode ocorrer em trechos contínuos, mas geralmente aparece em mosaicos, incluído em outros tipos de vegetação. Embora possua estrutura semelhante ao Cerrado Ralo e até ao Típico, seu substrato comporta uma vegetação sobre pouco solo entre afloramentos de rocha. Os solos desta paisagem são originados da decomposição de arenitos e quartzitos, pobres em nutrientes, ácidos e com baixos teores de matéria orgânica (Neossolos Litólicos).

No Cerrado Rupestre as árvores concentram-se nas fendas entre as rochas, e a densidade arbórea é variável e dependente do volume de solo. Há casos em que as árvores podem dominar a paisagem, enquanto em outros a flora arbustivo-herbácea predomina, embora as árvores continuem presentes.
A flora do Cerrado Rupestre compartilha um conjunto de espécies características com o Campo Rupestre, destacando-se na camada subarbustivo-herbácea algumas espécies das famílias Asteraceae (margaridas), Bromeliaceae (bromélias), Cactaceae (cactos), Eriocaulaceae (pepalantos), Melastomataceae (quaresmeiras), Myrtaceae (araçás), Rubiaceae (douradinhas), Velloziaceae (canelas-de-ema), dentre outras. Na camada arbóreo-arbustiva são comuns as espécies Chamaecrista orbiculata (moeda), Lychnophora ericoides (arnica), Norantea spp., Schefflera vinosa (mandiocão), Sipolisia lanuginosa (veludo), Wunderlichia crulsiana e W. mirabilis (flor-de-pau). Também são freqüentes nessa formação vegetal algumas espécies já mencionadas como Davilla ellipticaKielmeyera rubrifloraMiconia albicansPouteria ramiflora eQualea parviflora, além de Ferdinandusa elliptica (maria-mole), Terminalia fagifolia (capitão) e Vochysia petraea.

Diagrama de perfil (1) e cobertura arbórea (2) de um Cerrado Rupestre representando uma faixa de 40 m de comprimento por 10 m de largura.
Ilustração: Wellington Cavalcanti

https://ninanocerrado.wordpress.com/bioma-cerrado/

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_41_911200585233.html. Acesso em 30/06/2017.
  • http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_59_911200585234.html. Acesso em 30/06/2017.
  • https://ninanocerrado.wordpress.com/bioma-cerrado/. Acesso em 30/06/2017.
  • http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_40_911200585233.html. Acesso em 30/06/2017.
  • http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_22_911200585232.html. Acesso em 30/06/2017.
  • http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_52_911200585234.html. Acesso em: 29/06/2017.
  • SANO, S.M.;ALMEIDA, S.P..Cerrado: ambiente e flora.Planaltina: Embrapa, 1998. 
  • http://cmbbc.cpac.embrapa.br/vegetacao.htm . Acessoe em: 30/06/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário