sábado, 24 de junho de 2017

MATA SECA

MATA SECA

MATA SECA SEMIDECÍDUA - Bonito/MS
Caminho para Gruta do Lagoa Azul
Sob a designação Mata Seca estão incluídas as formações florestais no bioma Cerrado que não possuem associação com cursos de água, caracterizadas por diversos níveis de queda das folhas durante a estação seca. A vegetação ocorre nos níveis de relevos que separam os fundos de vales (interflúvios), em locais geralmente mais ricos em nutrientes. A Mata Seca é dependente das condições químicas e físicas do solo mesotrófico (de condições médias em relação à disponibilidade de nutrientes), principalmente da profundidade. Em função do tipo de solo, da composição florística e, em conseqüência, da queda de folhas no período seco, a Mata Seca pode ser tratada sob três subtipos: Mata Seca Sempre-Verde (Figura 5a), Mata Seca Semidecídua (Figura 5b), a mais comum, e Mata Seca Decídua (Figura 5c). Em todos esses subtipos a queda de folhas contribui para o aumento da matéria orgânica no solo, mesmo na Mata Seca Sempre-Verde.


A Mata Seca pode ser encontrada em solos desenvolvidos em rochas básicas de alta fertilidade (Terra Roxa Estruturada, Brunizém ou Cambissolos), em Latossolos Roxo e Vermelho-Escuro, de média fertilidade, em que ocorrem principalmente as Matas Secas Sempre-Verde e Semidecídua. Sobre solos de origem calcária, freqüentemente em afloramentos rochosos típicos, ocorre a Mata Seca Decídua, que também pode ocorrer em solos de outras origens.

A altura média da camada de árvores (estrato arbóreo) varia entre 15 e 25 metros. A grande maioria das árvores é ereta, com alguns indivíduos emergentes. Na época chuvosa as copas se tocam, fornecendo uma cobertura arbórea de 70 a 95%. Na época seca a cobertura pode ser inferior a 50%, especialmente na Mata Decídua, que atinge porcentagens inferiores a 35%, devido ao predomínio de espécies caducifólias. O dossel fechado na época chuvosa desfavorece a presença de muitas plantas arbustivas, enquanto a diminuição da cobertura na época seca não possibilita a presença de muitas espécies epífitas. Estas ocorrem em menor quantidade de espécies e de indivíduos do que nas Matas de Galeria e Ciliares, havendo até mesmo espécies de Orchidaceae indicadoras das Matas Secas Decídua e Semidecídua como, Encyclia conchaechila (= E. linearifolioides), Oncidium cebolletaO. fuscopetalumO. macropetalum e O. pumilum. Cipós também não são raros, pertencendo a gêneros como ArrabidaeaBanisteriopsisBauhinia e Pithecoctenium.
A Mata Seca Decídua pode apresentar-se com um aspecto singular (estrutura e ambiente) quando ocupa áreas rochosas de origem calcária, situação em que também é conhecida por Mata Calcária ou Mata Seca em solo calcário . Tais áreas em geral são muito acidentadas em função dos afloramentos calcários e possuem composição florística diferenciada dos demais tipos de Mata Seca, mesmo as Decíduas sobre outros solos mesotróficos. As copas não se tocam necessariamente (o dossel pode ser descontínuo), fornecendo uma cobertura arbórea de 60 a 90% na estação chuvosa, que cai para 35% até 15% na estação seca. Além desses aspectos, a caracterização dessa fitofisionomia se dá pela presença de espécies como Commiphora leptophloeus (amburana-de-cambão), Cavanillesia arborea (barriguda), Chorisia pubiflora (paineira), Combretum duarteanum (vaqueta, caatinga-branca), Spondias mombin (cajazeira, cajá), agrupamentos de Cyrtopodium spp. (sumaré) e Encholirium spp. ou também de algumas espécies de cactáceas e aráceas. É também grande o número de espécies espinhosas ou urticantes. Segundo alguns estudiosos esse tipo de Mata possui afinidades florísticas com o Cerradão Mesotrófico e com a Caatinga, podendo ser considerada como um tipo de Caatinga arbórea."(SANO & ALMEIDA, 1998, p.111 - 114)



Interflúvio: É um terreno ou área mais elevada situada entre dois vales. Apesar de às vezes este termo ser usado como sinônimo de divisor de águas, o interflúvio se caracteriza mais por ser toda a região ou área compreendida entre dois talvegues, ou entre dois cursos de maior importância de uma mesma bacia hidrográfica ou mesmo de bacias distintas, ao passo que o termo divisor de águas é mais adequado para designar não uma área mas uma linha(linha de cumeada).

INTERFLÚVIO


Talvegue:  (Hidrologia) - A linha formada pela intersecção das duas superfícies formadoras das vertentes de um vale. É o local mais profundo do vale, onde correm as águas de chuva, dos rios e riachos.

TALVEGUE



Etimologia: Talvegue vem do alemão talweg e significa: "caminho do vale".

A figura formada pelo traçado de todos os talvegues de uma área é conhecido como rede de drenagem, sendo útil para estudos de geologia, tectônica, hidrogeológicos, entre outros.

Teoricamente, os talvegues de rios de planícies que desaguam no mar constituem-se no nível de base para a erosão fluvial. 


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS:

  • SANO, S.M.;ALMEIDA, S.P..Cerrado: ambiente e flora.Planaltina: Embrapa, 1998.
  • http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_67_911200585234.html. Acesso em 24/06/2017
  • http://www-geografia.blogspot.com.br/2013/03/o-que-e-interfluvio.html. Acesso em 24/06/2017
  • http://www-geografia.blogspot.com.br/2013/03/o-que-e-talvegue.html. Acesso em 24/06/2017
  • http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_67_911200585234.html. Acesso em 24/06/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário