quarta-feira, 28 de junho de 2017

PARQUE DE CERRADO

PARQUE DE CERRADO

http://cmbbc.cpac.embrapa.br/vegetacao.htm
Parque de Cerrado


Parque de Cerrado é uma formação savânica caracterizada pela presença de árvores agrupadas em pequenas elevações do terreno, algumas vezes imperceptíveis e outras com muito destaque, que são conhecidas como murundus ou monchões . As árvores, nos locais onde se concentram, possuem altura média de três a seis metros. Considerando um trecho com os agrupamentos arbóreos e as depressões ou planos campestres entre eles, forma-se uma cobertura arbórea de 5% a 20%. Considerando somente os agrupamentos arbóreos a cobertura sobe para 50% a 70% e cai praticamente para 0% nas depressões. Os solos são Gleissolos (solos argilosos) e melhor drenados nos murundus do que nas depressões adjacentes.

Os murundus são elevações convexas características, que variam em média de 0,1 a 1,5 metros de altura e 0,2 a mais de 20 metros de diâmetro. A origem desses microrrelevos é bastante controvertida e as hipóteses mais debatidas apontam-os como cupinzeiros ativos ou inativos ou resultantes de erosão diferencial.

http://cmbbc.cpac.embrapa.br/vegetacao.htm
Parque de Cerrado

A flora que ocorre nos murundus é similar à que ocorre no Cerrado sentido restrito, porém com espécies que provavelmente apresentam maior tolerância à saturação hídrica do perfil do solo, considerando que apenas uma parte do volume de terra do murundu permanece livre de possíveis inundações, ou da constante má drenagem nas depressões. Entre as espécies arbóreas mais freqüentes pode-se citar: Alibertia edulis (marmelo), Andira cuyabensis (angelim), Caryocar brasiliense (pequi), Curatella americanaDipteryx alata (baru), Eriotheca gracilipes (embiruçu), Maprounea guianensisQualea grandiflora (pau-terra) e Q. parviflora. Das arbustivo-herbáceas citam-se os gêneros AllagopteraAnnonaBromelia e Vernonia (sensu lato). Nas depressões predomina a flora herbácea, com gramíneas e ciperáceas, cujos elementos são similares aos que ocorrem nos campos úmidos.

Diagrama de perfil (1) e cobertura arbórea (2) de um Parque de Cerrado representando uma faixa de 40 m de comprimento por 10 m de largura.
Ilustração: Wellington Cavalcanti
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
  • http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_19_911200585232.html. Acesso em: 28/06/2017
  • http://cmbbc.cpac.embrapa.br/vegetacao.htm. Acesso em: 28/06/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário